Você já tomou uma decisão por impulso e se arrependeu do resultado final? Ou mesmo, pesquisou a fundo sobre um determinado assunto e no final não obteve o resultado desejado por desconsiderar um cenário. Neste texto abordo os Vieses Cognitivos como eles afetam seu processo de tomada de decisão e o que você pode fazer para mitiga-los.
Vieses inconscientes são discutidos de forma abrangente na área de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I), mas pouco se fala sobre Vieses Cognitivos e seu impacto nos negócios, relações humanas e no processo de tomada de decisão.
Você já tomou uma decisão por impulso e se arrependeu do resultado final? Ou mesmo, pesquisou a fundo sobre um determinado assunto e no final não obteve o resultado desejado por desconsiderar um cenário. Durante reuniões com profissionais de mais tempo de casa é muito comum comentarmos que na nossa época engenheiros sabiam fazer isto e não faziam aquilo. Se lembrou de alguma situação específica? Vieses são muito mais comum do que você imagina e afeta uma grande quantidade de profissionais e empresas.
Vieses Inconscientes
Vieses Inconscientes são termos utilizados para descrever quando pessoas assumem conceitos sobre sub-grupos da sociedade. Por exemplo, somos encorajados a supor que Mecânica é uma profissão masculina e Pedagogia feminina. Se você perguntar se eu acredito que homens são menos capazes que mulheres em desempenhar o papel de professor, direi que não, mas meu inconsciente ainda me leva a atribuir um gênero a profissionais de pedagogia.
VIESES COGNITIVOS
Vieses cognitivos fazem parte de nossas decisões desde que éramos crianças. O cérebro humano é um maravilhoso computador que sempre busca optimização e define formas para economizar energia e se auto-proteger. Vieses cognitivos são atalhos de tomada de decisão, criados pelo cérebro humano com base em experiências, observações e informações. Muitas vezes estas decisões ocorrem sem a quantidade ideal de informação
Graças a este mecanismo, pudemos nos proteger de predadores, evitar situações de perigo e preservar a raça humana. Porém, estes mesmo mecanismos podem influenciar nossa tomada de decisão de forma implícita, ou seja, o mesmo mecanismo que utilizávamos a 125 mil anos atrás para evitar predadores, pode influenciar uma tomada de decisão de negócio, a definição da melhor candidata para a sua vaga de Engenheira, ou do melhor professor para o jardim de infância.
Vieses cognitivos estão mais presentes no nosso dia a dia do que suspeitamos. Ao tomar consciência de que eles existem, você começará a reconhece-los.
Lembra de uma situação em que você comprou determinado modelo de carro? A partir daquele momento você passou a ver o mesmo modelo diversas vezes pela cidade? Seu cérebro só estava lhe “ajudando” a confirmar que sua decisão foi a mais correta, através do viés de confirmação (confirmation bias). O viés de confirmação também ocorre quando consumimos noticias e feeds de mídias sociais. O algoritmo do Facebook/Instagram busca a retenção do usuário e qual melhor forma de reter um usuário do que apresentar informações que somente confirmam a sua linha de pensamento.
Nossa memória não é confiável. Temos uma tendência de modificar nossas memórias e dar ênfase a determinados fatos com base no contexto que lembramos. Estudos também indicaram que ao relembrar de uma memória, os detalhes não importantes se desvanecem. Arthur Dobrin, exemplificou em seu artigo quem nunca passou por uma situação parecida ao conversar com um amigo de longa data:
-“Aquele foi um ótimo dia no parque.” “Não, era na praia.”
-“Chovia naquele dia.” “Estava sol.”
-“Nós estávamos agasalhados.” “Nós fomos sem sapatos.”
Fulano está ficando gaga, brincamos. Nós temos certeza que nossa memória está correta por que a imagem está clara para nós. Talvez tenhamos esquecido parte do que aconteceu, porém o que nos lembramos temos certeza que está correto. É claro, que nossos amigos pensam da mesma forma sobre suas memórias.
Vieses cognitivos estão por toda a parte. A lista cresce rapidamente com a ajuda de diversos Wikepedians: Lista de Vieses Cognitivos em Inglês
John Manoogian II ilustrou parte dos vieses na ilustração abaixo – The Cognitive Bias Codex:
COMO COMBATER OS VIESES COGNITIVOS?
Quando tomamos consciência da magnitude do problema, percebemos o quão pouco entendemos do nosso cérebro e o quão perigoso é deixá-lo funcionar no modo automático. Cada vies cognitivo que cegamente confiamos, apostamos no acaso e na sorte de a combinação destes vieses nos levaram para o melhor caminho.
Trust, but verify (Confia, mas confira)
O segredo não é erradicar nossos vieses, mas sim aceitar o fato que eles existem e sermos transparentes quanto a sua presença. Ao conhece-los podemos utilizar estratégias para mudar nosso comportamento e o processo de tomada de decisão. O auto-conhecimento é a melhor estratégia para mitigar os riscos dos vieses inconscientes.
Sua intuição pode não estar errada, mas você deve confirmar quando a situação permitir. Uma das formas recomendadas de verificação é adotar uma metodologia mais analítica e buscar dados que descrevam os diferentes cenários e validem a escolha.
EXEMPLOS
Viés Inconsciente de Gênero
– Seja analítico em suas decisões e defina indicadores para acompanhar os processos seletivos
– Invista em treinamento de viés inconsciente e entenda as características dos candidatos
Intuição / Primeira impressão
– Entenda e racionalize seu mecanismo de fight or fly se a situação permitir
– Cuidado com associações implícitas ao conhecer uma pessoa pela primeira vez ou reencontrar alguém que você não tem contato por muito tempo
Viés de Confirmação
– Estude mais sobre metodologias de pesquisas e entenda as fontes e suas ideologias (não existem opiniões neutras)
– A primeira informação apresentada não necessariamente esta correta
Lembre-se, o segredo não é erradicar nossos vieses, mas sim aceitar o fato que eles existem e sermos transparentes quanto a sua presença. Ao conhece-los podemos utilizar estratégias para mudar nosso comportamento e o processo de tomada de decisão. O auto-conhecimento é a melhor estratégia para mitigar os riscos dos vieses inconscientes.
Insights e Próximos Passos
Durante este texto você teve algum insight? Se você pudesse ser uma pessoa diferente e reduzir o seu viés cognitivo, quem você seria?